Realizou-se no dia 8 de outubro de 2020, o Webinar – “Trabalho declarado, trabalho justo para todos”, promovido pela AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã e a AES – Associação Empresarial de Soure, em parceria com a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, e a participação do IEFP – Centro de Emprego da Figueira da Foz.
Esta iniciativa decorreu em formato online e teve como objetivo sensibilizar os empregadores e trabalhadores para os benefícios do trabalho declarado, alertar para as consequências do trabalho não declarado, bem como a divulgação das medidas de apoio à contratação.
De acordo com Carlos Alves, Presidente da AESL, numa fase em que todos nós temos que adaptar aos novos constrangimentos que a pandemia trouxe, estas iniciativas têm uma enorme relevância para as empresas, pois permite que estas obtenham informação pertinente ´de forma comoda e acessível em qualquer local, apenas à distância de um click“. Acrescentando ainda a relevância destas sessões online para a consolidação de sinergias com estas respeitáveis entidades, por forma a estreitar os canais de comunicação por forma a clarificar os associados das obrigações legais.
Segundo o Presidente da AES, Carlos Cordeiro, reforçou as palavras de Carlos Alves, sendo estas sessões de esclarecimento online o futuro, é importante que os empresários percebam esta nova realidade e se adaptem rapidamente. Relativamente à temática da sessão referiu que “se todos trabalharem de forma declarada, estamos a contribuir para uma sociedade mais justa, no final todos pagaremos menos impostos”
As associações empresariais pretendem ainda, durante o presente ano, realizar outras sessões online, novamente com a ACT, nesta ocasião direcionadas para o Teletrabalho e o Lay Off, dois temas que continuam a levantar algumas dúvidas junto dos empresários e que consideramos oportuno ver esclarecidas.
Na sessão de abertura esteve presente Dr. Pedro Costa, ACT, Carlos Cordeiro, Presidente da AES, e Carlos Alves, Presidente da AESL.
A sessão online foi dirigido pela Dra. Ana Paula Marques, IEFP – Centro de Emprego da Figueira da Foz, a Dra. Lurdes Padrão e pelo Eng.º Carlos Boa, ACT.