Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis

Governo comparticipa até 7500 euros

Estão abertas as as candidaturas ao ‘Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis’, esta medida apoia a compra de material ou pequenas obras em casas de construção anterior a 2006 podem ser comparticipadas pelo governo até 7500 euros.

O que pode ser comparticipado?

  • Janelas eficientes de classe igual ou superior a A+;
  • Isolamento térmico, desde que efectuado com eco-materiais ou materiais reciclados;
  • Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia de fontes renováveis de classe A+ ou superior;
  • Bomba de calor sistema solar térmico, caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência;
  • Caldeiras eléctricas quando acopladas a outros sistemas que recorram a energias renováveis (bombas de calor e painéis solares);
  • Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para auto-consumo;
  • Intervenções que visem a eficiência hídrica: substituição de equipamentos por equipamentos mais eficientes – torneiras das casas-de-banho e do lava-loiças, chuveiros, autoclismos, autoclismos com dupla entrada de água (potável e não potável), fluxómetros, redutores de pressão e reguladores de caudal.

BENEFICIÁRIOS

São elegíveis pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, unifamiliares, de frações autónomas em edifícios multifamiliares ou de edifícios multifamiliares, construídos até ao final do ano de 2006.

TIPOLOGIA DE PROJETOS, DOTAÇÃO E TAXAS DE COMPARTICIPAÇÃO

A dotação deste Incentivo é de 1.750.000 € (um milhão setecentos e cinquenta mil euros) em 2020 e de 2.750.000 € (dois milhões setecentos e cinquenta mil euros) em 2021.

O prazo para apresentação das candidaturas ao Incentivo decorre desde o dia 7 de setembro de 2020 até às 23.59 h do dia 31 de dezembro de 2021 ou até esgotar a dotação prevista.

Para esclarecimentos adicionais sobre este Programa, contacte através do endereço: edificios@fundoambiental.pt 

A informação sobre o programa está disponível na página do Fundo Ambiental.