A AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã em parceria com o CEC – Conselho Empresarial do Centro e a Capa Advogados e com apoio da Câmara Municipal da Lousã, promoveram no dia 27 de abril de 2018, no Auditório do Museu Professor Álvaro Viana de Lemos, uma Sessão de Esclarecimento no âmbito do Regulamento Geral da Proteção de Dados, dirigida pelo Dr. Paulo Almeida, Advogado da Capa Advogados.
A sessão contou com cerca de uma centena de participantes, empresários e entidades da Serra da Lousã e, devido à relevância do tema, foram feitas inúmeras intervenções demonstrando o interesse por parte de todos os presentes.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados entra em vigor no dia 25 de maio e trará significativos impactos bem como a imprescindibilidade de reestruturar todos os processos e medidas de tratamento e proteção de dados. O Dr. Paulo Almeida aconselha a que “exista uma avaliação da quantidade e da qualidade de dados, assim como saber a finalidade dos dados tratados, garantir (de forma oral e escrita) que os dados que possuem são consentidos e salvaguardar toda a informação em suporte papel e informático através de excelentes medidas de segurança”.
Uma vez que os “dados são os bens mais preciosos transacionados” e “não há transferência de responsabilidades” é de reforçar a importância de reestruturação e utilização destas práticas de tratamento e proteção de dados, sendo que as coimas são de montantes avultados.
Esta sessão contou ainda com a intervenção do Senhor Vice-Presidente da Direção do CEC, Dr. Rogério Hilário, este referiu que é com enorme prazer que o CEC se disponibilizou para realizar esta sessão na Lousã, este é um tema de grande importância e que suscita muitas questões pela sua complexidade. As empresas devem estar preparadas para as mudanças que este regulamento acarreta. Acrescentou ainda, que antes de tudo as empresas devem fazer diagnóstico ao sistema que têm implementado no seu negócio, e só depois traçar um plano e verificar em que pontos é necessário realizar mudanças. Deu como exemplo, a diferença que um bom antivírus pode fazer, todos os sistemas informáticos devem conter palavras passe, entre outros.
Segundo o Presidente da AESL, Carlos Alves, a responsabilidade do sucesso da implementação do regulamento passa por cada um de nós. As empresas e entidades devem preparar-se para estas alterações, bem como dotar e sensibilizar os seus recursos humanos. Pegando nas palavras do Senhor Vice-Presidente da Direção do CEC, Dr. Rogério Hilário, devemos realizar uma profunda análise sobre os comportamentos adotados até então e adaptá-los à esta nova realidade.
O CEC tem em vista a realização de mais sessões de esclarecimento no âmbito desta temática, nomeadamente com empresas ligadas à área da informática.
Para mais informações entre em contacto com a AESL.
Regulamento Geral de Proteção de Dados
Orientações sobre o direito à portabilidade
Orientações sobre o direito à portabilidade – Perguntas Frequentes
Orientações sobre os Encarregados de Proteção de Dados (‘EPD’)
Orientações relativas à Avaliação de Impacto
Orientações sobre a identificação da autoridade de controlo
Orientações sobre a identificação da autoridade de controlo – Perguntas Frequentes