Comércio Tradicional na Era digital

Comércio Tradicional na Era digital

O comércio tradicional está na moda e começa a apresentar valores positivos, tendo no último trimestre de 2017 apresentado um crescimento no VAB (Valor Acrescentado Bruto) de 3,5% em grande parte devido ao forte desenvolvimento do turismo.

De acordo com o documento divulgado pela AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, a economia portuguesa atravessa um bom momento e como forma de potenciar o crescimento do comércio tradicional é importante que este aposte em elevados padrões de qualidade e na inovação em todas as áreas dos seus negócios. Uma das melhores formas de atrair mais clientes é assegurar padrões de qualidade, onde não pode faltar a apresentação de constantes novidades.

As atividades do comércio tradicional não se podem tornar rotineiras, sendo a implementação da inovação e no digital uma ótima solução para apresentar novidades e para realizar mudanças, sendo fundamental encarar a era da transformação digital como um fenómeno natural.

Segundo Carlos Alves, Presidente da AESL, “a crescente implementação das tecnologias e a era digital não se traduzem necessariamente no declínio do comércio tradicional, ao invés disso, podem constituir-se numa forma de os comerciantes se diferenciarem, evoluírem, desenvolverem e aproveitarem novas oportunidades para os seus negócios.”

Sendo que a região da Serra da Lousã tem vindo a apostar no desenvolvimento e melhoramento do turismo, urge aproveitar a alavanca que este fornece ao comércio, sendo um elo de ligação entre ambos.

O Poder Local e os organismos competentes relacionados com o turismo e o comércio devem aproveitar estas novas oportunidades para criar novas sinergias, através da estruturação de medidas coordenadas entre ambos, para a dinamização dos negócios com uma forte aposta na atração de mais turistas, nunca esquecendo que a estes devem ser dadas oportunidades para aquisição de produtos locais.

Com a evolução da era digital, podemos vender todo e qualquer produto em qualquer parte do mundo, e a título de exemplo temos os sucessos mundiais das plataformas de comércio, como o EBAY e a AMAZON e, não é por acaso que Jeff Bezos dono da AMAZON, segundo a Forbes, é um dos homens mais ricos do mundo.