Em 2021, vai passar a existir uma nova etiqueta energética em vários produtos.
Nova etiqueta em exibição a partir de 1 de março de 2021:
Nova etiqueta em exibição a partir de 1 de setembro de 2021: fontes de luz.
Os restantes grupos de produtos tais como equipamentos como ares condicionados, fornos e exaustores, terão um período de 6 anos para adoptar a lei geral e respectiva nova etiqueta.
Apesar de faltar algum tempo, para salvaguardar a distribuição atempada da nova etiqueta energética, alguns fornecedores estão já a incluir na embalagem dos seus produtos a nova etiqueta, em adição à etiqueta actual.
Por este motivo, é natural que retalhistas e consumidores possam encontrar duas etiquetas dentro da embalagem do novo produto.
A CCP é um dos parceiros com quem a ADENE – Agência para a Energia está desde já a colaborar para garantir que este seja um processo harmonioso em que a confiança do consumidor na etiqueta energética, e na informação que a mesma disponibiliza, se reforça.
Serão organizadas acções de formação e sensibilização para os profissionais do sector já a partir de Setembro de 2020 e na disponibilização de materiais informativos quer para os profissionais, Manual de adopção da etiqueta, perguntas frequentes, linha de contacto, entre outros, quer para os consumidores, nomeadamente flyers, vídeos.
Para mais informação poderá consultar o site: https://www.novaetiquetaenergetica.pt/